DICAS ÚTEIS PARA UM ESTUDO BÍBLICO EDIFICANTE

ESTE ARTIGO APRESENTA SETE ORIENTAÇÕES PRÁTICAS PARA A REALIZAÇÃO DE UM ESTUDO BÍBLICO EFICIENTE E EDIFICANTE

DICAS PARA UM ESTUDO BÍBLICO EFICIENTE

1 – A escolha de um bom lugar;

O primeiro passo para se realizar qualquer  estudo é a escolha de um bom lugar para a realização do mesmo, com boa luminosidade, uma mesa ou escrivaninha e uma cadeira adequada. Ninguém consegue fazer um bom estudo em um local com pouca luz, com a interferência de sons, (televisores, rádios, telefones, pessoas se movimentando ou conversando crianças chorando, músicas, etc).

Ninguém faz também um bom estudo sentado em sofás ou chaises longues. Sofás e chaises são bons lugares para leituras informais, despretensiosas, relaxantes e ou reflexivas.

Dependendo do número de pessoas que irão estudar, deverá haver cadeiras suficientes para todos. Uma mesa de estudos é o ideal, assim como se dá em uma sala de reuniões de uma empresa qualquer. Uma mesa grande com acomodação para todos.

Caso o grupo seja maior, uma sala de reuniões ordenada para assistência (tipo auditório ou sala de aulas).

2 – Material de estudo individual para todos;

Uma Bíblia para cada pessoa é imprescindível.

Também o livro  a ser estudado. O livro de Estudos Bíblicos: O QUE DEUS QUER QUE TODOS SAIBAM  ou qualquer outro livro que seja edificante nos estudos das Escrituras.

Se possível, a Bíblia NTLH – Nova Tradução na Linguagem de Hoje – Letras Grandes, em virtude da linguagem mais simples e  atual, tornando-se mais descomplicado o entendimento.

Aconselhamos a Bíblia NTLH de letras grandes devido  à facilidade com que foi escrita e para que haja um manuseio e um entendimento mais rápido. Ajuda muito no desenvolvimento do estudo.

3 – Um estudo em grupo organizado;

Caso o estudo seja realizado em grupo familiar, uma pessoa dirige, no sentido de organizar e conduzir o estudo para que haja ordem e tranquilidade. Essa função caberia ao chefe da família, porém este sempre necessitará do auxílio e da participação da esposa.

Os chefes da família, pai e mãe, portanto, devem assumir para gerir a ordem.

Caso não se sintam aptos para desenvolver os estudos, podem convidar outra pessoa mais habilitada  no manuseio e no entendimento das Escrituras. O convidado  deverá  manter sempre o espírito de humildade, com o  devido respeito aos donos da casa.

Um grupo de apoio pode ser formado para um bom desenvolvimento do estudo, caso seja do interesse dos donos da casa.

Todos podem participar da leitura, desde que não seja prejudicado o entendimento da mesma.

Todos podem e devem comentar, porém, sempre sendo mantida a ordem, cada um se expressando na sua vez e respeitando o tempo de quem está falando.

Para que haja mais ordem, pode-se adotar o critério de que todo aquele que quiser comentar, assinale para o dirigente, levantando a mão. E ele determinará a ordem dos comentários. Assim, todos podem comentar ordeiramente, cada um na sua vez.

É impressionante como aprendemos com os outros!! O tempo de cada comentário deve ser delimitado pelo dirigente e os mesmos devem ser concisos e rápidos. Os estudos em grupo não devem ser muito extensivos, pois tornam-se cansativos e enfadonhos.

Num estudo bíblico domiciliar o número de pessoas não deve ultrapassar os dez ou doze no máximo, para que todos participem ativamente.

Essas mesmas orientações são úteis para estudos com grupos maiores.

4 – Profundo respeito durante o estudo bíblico;

O respeito e o sentido de culto devem ser mantidos sempre.

Não é momento de piadas, sejam elas quais forem; nem de brincadeiras, nem de leviandades ou de superficialidades.

O principal exemplo deve partir do dirigente, pois o  período de tempo reservado para os estudos bíblicos ou para as reuniões espirituais devem ser considerados os  momentos mais sérios e importantes da vida das pessoas.

5 – Música e louvores durante o estudo bíblico;

Músicas de louvores e os Salmos são sempre uma boa medida para o início e o término das reuniões.

Um aparelho de som muito simples e CDs com os playbacks das músicas ajudam bastante nos louvores musicais.

Ou ainda, apenas um fundo musical instrumental bem suave durante a acomodação dos presentes, ou seja,  no espaço de tempo que antecede os trabalhos.

Uma leitura entusiástica dos Salmos é  sempre uma boa regra para a abertura de qualquer reunião espiritual.

No final dos estudos, também um fundo instrumental suave, para uma despedida serena e tranquila.

6 –  Oração antes e após o estudo bíblico.

Após a música ou o Salmo, ou ambos, para se iniciar a reunião de estudos, é imprescindível que se faça uma oração.

Primeiro, para agradecer a Deus a oportunidade nos é dada de chegarmos até Ele junto com outras pessoas;

Segundo, para agradecer a participação dos presentes, que têm o mesmo objetivo de aprender e de louvar ao Pai Celestial;

Terceiro, para pedir a Deus a Sua bênção, o Seu Santo Espírito, a Sua condução, por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo, para que haja entendimento claro da Sua Palavra e da Sua Vontade  e também que Ele nos dê uma boa memória para guardar o que for aprendido na reunião.

No encerramento do estudo deve-se orar em agradecimento a Deus  pelas bênçãos recebidas por intermédio de Sua Palavra, e também para despedir os presentes com súplicas de bênçãos e proteção para todos.

O dirigente pode orar ou designar outra pessoa para orar.

A pessoa designada ora por todo o grupo.

7 – APRENDENDO A MANUSEAR A BÍBLIA

Um dos principais fatores para se desenvolver um bom estudo bíblico, é, sem nenhuma dúvida, o aprendizado primário de como manuseá-la. E tudo se torna mais fácil se houver amor e apreço sincero pela Palavra de Deus.

Manuseá-La com facilidade e conhecimento ajuda muitíssimo no crescimento e desenvolvimento espiritual.

No vídeo-aula Aprenda a Manusear a Sua Bíblia são passados pontos que auxiliam muito nestes dois pontos, FAZENDO O ESTUDO FLUIR COM  MAIS TRANQUILIDADE E HARMONIA.

Este preparo pode ser realizado sempre que houver novos estudantes, em um período anterior aos estudos dirigidos.

Estudar a Palavra de Deus é conhecê- Lo, é ouvi-Lo, é amá-Lo.

O apóstolo Paulo elogiou os novos cristão de Beréia, porque eles confirmavam tudo o que ele dizia na Palavra, na Fonte:

“Naquela noite os cristãos fizeram Paulo e Silas saírem depressa para Bereia; ali, eles foram à sinagoga pregar.”

“Entretanto o povo de Bereia tinha a mente mais aberta, mais acessível, mais livre do que o de Tessalônica, de modo que ouviram com mais interesse a Mensagem de Deus.”

“E investigavam, estudavam, se aprofundavam nas pesquisas das Escrituras, para conferir as declarações de Paulo e Silas, a fim de ver se realmente eram assim.”

“Como resultado, muitos deles creram, incluindo-se diversas mulheres gregas da nobreza e também muitos homens.”  (Atos 17: 10 – 12)

Sim, devemos procurar ser como os bereanos.

E que o Espírito de Deus, por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo, esteja sempre sobre os que se dispõem a aprender a Sua Palavra. E Ele certamente estará! Sim, porque a nossa espada espiritual é a Sua Palavra. E essa é a nossa única arma de luta contra todo o sistema dessa escuridão.

Leias mais artigos interessantes:

CADASTRE-SE GRATUITAMENTE PARA RECEBER VÍDEOS SOBRE A BÍBLIA