AS MARAVILHOSAS PROMESSAS DE DEUS

AS MARAVILHOSAS PROMESSAS DE DEUS

       

      As promessas de Deus se cumprirão.

       Não há nenhuma dúvida.

       E elas vão muito além do nosso limitado conhecimento.

       É uma certeza a realização delas.

       Pois está escrito “Está feito”.

“Mas o que o SENHOR Deus planeja dura para sempre, as Suas decisões permanecem eternamente. (Salmo 33: 11)

“Deus quis deixar bem claro aos que iam receber o cumprimento das Suas Promessas, que Ele jamais mudaria a Sua decisão. Por isso, junto com a Promessa, fez o juramento. Por não existir ninguém maior, Ele jurou por Ele mesmo. Portanto, há duas coisas que não podem ser mudadas, e a respeito das quais Deus não pode mentir: a Sua Promessa e o Seu juramento; por isto temos plena e firme confiança no seu cumprimento.” (Hebreus 6: 13 – 20)

                                                         PARTE I

PODEMOS CONFIAR NAS MARAVILHOSAS PROMESSAS DE DEUS

Bíblia inteira contém mais de oito mil promessas maravilhosas de bênçãos da parte de Deus para todos aqueles que O amam e que O querem servir. São promessas que nos deixam, a todos, esperançosos, extasiados e com os corações cheios de alento.

Será que elas, realmente, terão cumprimento?

Sim! Pois o próprio Deus Todo Poderoso estabelece que Ele assim o fará. E a certeza é tanta que Ele mandou que se registrasse em Sua Palavra, imperativamente: “Está feito!”

Estudaremos e analisaremos nesse capítulo algumas dessas promessas, que de tão extraordinárias tornam-se até mesmo inimagináveis para o nosso limitado conhecimento, mas, com certeza, tudo o que Deus promete é o que todos ansiamos no mais profundo de nossos corações.

E, seguramente, todas estas promessas se cumprirão, pois Ele, por falta de alguém maior, jurou por Ele mesmo que a Palavra que sai de Sua boca não voltará vazia, mas terá pleno cumprimento, e também, que para Ele nada é impossível; nenhum dos Seus planos pode ser impedido:

  • 1) Vida eterna  

“Porque Deus amou tanto o mundo que deu o Seu único Filho, para que todo aquele que Nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.” (João 3: 16)

“JEOVÁ DEUS acabará com a morte para sempre. O SENHOR falou.” (Isaías 25: 8 e 9)

  • 2)    Saúde completa

“Então os cegos verão, e os surdos ouvirão; os aleijados pularão e dançarão, e os mudos cantarão de alegria. Pois fontes de águas jorrarão nos desertos, e rios correrão pelas terras secas.” (Isaías 35: 5 – 6)

“Então ele terá saúde novamente, e o seu corpo será forte como era na juventude” ( Jó 33: 25)

“O anjo me mostrou o rio de água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro e que passa no meio da rua principal da cidade. Em cada lado do rio está a árvore da vida, que dá doze frutas por ano, isto é, uma por mês. E as suas folhas servem para curar as nações.” (Apocalipse 22: 1 e 2)

  • 03)    Justiça

“Virá o dia em que um Rei reinará com justiça, assim como as Suas autoridades governarão com honestidade.

Todos eles protegerão o povo como um abrigo protege contra a tempestade e o vento.

Eles serão como rios numa terra seca, como a sombra de uma grande rocha no deserto.

Então todo o povo poderá ver claramente de novo e de novo ouvirá tudo com clareza e entendimento.

Todos serão ajuizados, entenderão as coisas e falarão com inteligência e perspicácia.

Ninguém mais dirá que um sem-vergonha é uma pessoa de valor, e nem que o malandro merece respeito…

“Porque Deus derramará o Seu Espírito, e na terra haverá justiça por toda a parte; todos farão o que é direito.” (Isaías 32)

“Os homens direitos, de caráter, viverão nesta nossa terra. Mas Deus varrerá dela todos os maus e arrancará dela os pecadores como se arrancam plantas imprestáveis do chão.” (Provérbios 2: 21 e 22)

  • 4)    Paz  

“Venham! Vejam! Olhem o que o Senhor tem feito!”

“Vejam que coisas espantosas Ele tem feito na terra!”

“Ele acaba com as guerras no mundo inteiro! Despedaça todas as armas de guerra e destrói toda arma que causa dano no fogo!” (Salmo 46: 8 – 10)

“Aqueles que confiam em Deus, O SENHOR, viverão em segurança na Terra Prometida, porém os maus serão destruídos.” (Salmo 37: 9)

  • 05)    Alimento Farto Para Todos

“Quando vocês espalharem as suas sementes nos campos, o Senhor mandará chuva, e as colheitas serão boas. Serão as melhores colheitas, toda a terra será um campo fértil e cultivável, pois Deus derramará sobre toda a terra o Seu Espírito”.  (Isaías 30: 23)

“A terra dará a sua colheita; Deus, Nosso Deus, nos tem abençoado. Ele nos tem abençoado; que os povos do mundo inteiro O reverenciem e O honrem!” (Salmo 67:6)

Mas Deus derramará sobre nós o Seu Espírito; então o deserto virará um campo fértil, e as terras cultivadas darão melhores colheitas… Todos serão felizes; terão muita água para as suas plantações e pastos seguros para os seus jumentos e o seu gado.”  (Isaías 32: 15 e 20)

  • 6)  Relação pacífica entre homens e animais, e a natureza restaurada, todos vivendo juntos em alegria e comunhão   

“Virá um descendente de Davi, filho de Jessé, que será como um ramo que brota de um toco, como um broto que surge das raízes.”

O Espírito de Deus estará sobre Ele e lhe dará sabedoria, conhecimento, capacidade e poder. Ele temerá (honrará, reverenciará) a Deus, conhecerá a Sua Vontade e terá prazer em obedecer-Lhe.

Ele não julgará pela aparência e nem decidirá pelo que ouviu dizer.

Mas julgará com justiça os necessitados e humildes e defenderá os direitos dos pobres e mansos da terra.

As Suas palavras serão como uma vara de repreensão para o país e com o Espírito de Sua boca entregará à morte os maus.

Com justiça e honestidade governará o Seu povo.

E então, lobos e ovelhas viverão em paz, leopardos e cabritinhos descansarão juntos. Bezerros e leões jubados comerão uns juntos com os outros, e crianças pequenas os guiarão.

Vacas e ursas pastarão juntas, e os seus filhotes descansarão no mesmo lugar; os leões comerão capim do mesmo jeito que os bois.

Criancinhas brincarão perto das cobras e não serão picadas, mesmo que enfiem as suas mãos nas covas delas.

Em Sião, o monte sagrado, nada de mau ou perigoso acontecerá, porque “a terra inteira ficará cheia do conhecimento de Deus, sim toda a terra se encherá do conhecimento de Deus, assim como as águas cobrem o mar.” (Isaías 11: 1 – 9)

  • 7) Relação perfeita entre Deus e os homens, restabelecida por meio de Jesus Cristo,  Nosso Senhor. 

  • “Portanto, por meio do Filho, Deus resolveu trazer o Universo de volta para Si mesmo. Ele trouxe a paz por meio da morte do Seu Filho na cruz e assim trouxe de volta para Si mesmo todas as coisas, tanto na terra como nos céus.” (Colossenses 1: 20)

Ninguém, sob as condições acima descritas, poderá ser infeliz, ou mesmo querer modificar alguma coisa na sua vida ou no seu modo de viver, pois todos terão os seus mais profundos anseios preenchidos.

Mesmo hoje, debaixo das dificuldades infindáveis e das hostilidades do mundo, nós sabemos que ninguém quer morrer, ainda que a pessoa tenha uma vida miserável, ou esteja condenada por uma doença grave ou debaixo das mais fortes dores. Mesmo nestas condições tão adversas, se lhe for oferecido qualquer alternativa que diminua seus sofrimentos, todas as pessoas querem continuar a viver. Mesmo as mais confiantes de irem morar nos céus.

E por quê?

Porque Deus fez a terra para o homem e o homem para a terra. (Salmo 115: 16)

E a terra, nas condições paradisíacas prometidas é, na verdade, o “céu” imaginado por muitos.

Além disso, Deus colocou no coração do homem a ideia de eternidade. De querer saber tudo sobre o passado e tudo sobre o futuro.

De, a cada dia, aprender coisas novas.

Porém, atestamos categoricamente, que nem a eternidade poderá nos mostrar a imensidão infinita do conhecimento e do amor de Deus, e nem a totalidade das Suas obras.

Quando o homem achar que já conheceu, ou que já sabe de tudo, as primeiras coisas serão uma belíssima novidade.

Mas uma coisa é fato incontestável: todos os homens anseiam por uma vida perfeita sem fim aqui na terra, numa terra paradisíaca. E podemos ter a certeza de que isto ocorrerá porque está escrito:

“Não criei a terra para ficar vazia, mas para que ela seja habitada”. (Isaías 45: 18 – 19)

E quanto aos que já morreram?

Há verdadeiramente alguma esperança?

Deus é o Senhor da vida e a fonte de toda a vida.

Só Ele tem o poder para dar a vida e para fazer com que ela cesse definitivamente.

De fazer reviver a quem Ele quiser e na hora em que Ele determinar.

Por isso, para Deus não existem mortos, pois Ele é o Deus dos vivos e não dos mortos, e todos aqueles que confiaram Nele, mas que dormiram na morte, Ele ressuscitará quando Nosso Senhor voltar.           (1 Coríntios 15: 20 – 23)

Não podemos esquecer jamais de que para Ele NADA é impossível, e que nenhum dos Seus propósitos poderá ser impedido. (Jó 42: 1 e 2).

Façamos nossa, esta oração:

“Senhor Deus Criador dos Céus e da Terra: nós Te daremos graças no meio das nações; nós Te louvaremos entre os povos. O Teu amor chega até os céus e a Tua fidelidade até as nuvens. Oh, DEUS, mostra a Tua grandeza nos céus, e que a Tua glória brilhe sobre toda a terra! Oh, Senhor, esperamos em Ti, na Tua recompensa, no cumprimento da Tua Promessa” (Salmo 57: 09 – 11)   

                                                                     AMÉM!