O APOCALIPSE – NÚMEROS SIMBÓLICOS

Os Números Simbólicos no Apocalipse e na Bíblia

O Número 2 no Apocalipse e na Bíblia

O número dois (2) significa afirmação sólida, consistente e segura sobre um assunto; (Apocalipse 11: 3 e 4)

“Darei poder às minhas duas testemunhas, e elas profetizarão durante mil duzentos e sessenta dias, vestidas de pano de saco.” (Apocalipse 11: 3)
“Quando alguém for acusado de ter cometido um crime, seja qual for, uma só testemunha não basta; é preciso ter pelo menos duas testemunhas para confirmar uma acusação.” (Deuteronômio 19: 15 – NTLH)

O Número 3 no Apocalipse e na Bíblia

O número três (3) significa veemência, ênfase, intensidade, grande força, firmeza; (Apocalipse 4: 8; –  8: 13; –  16: 13,19)

“Enquanto eu olhava, ouvi uma águia que voava pelo meio do céu e dizia em alta voz:”

“Ai, ai, ai dos que habitam na terra, por causa do toque das trombetas que está prestes a ser dado pelos três outros anjos!”  (Apocalipse 8: 13)

“Porque são três que dão testemunho: o Espírito, a água e o sangue; e esses três estão de pleno acordo, ou convergem entre si.” (1 João 5: 8 – NTLH,  Tradução do Novo Mundo e Bíblia de Jerusalém).

“Além disso, se o seu irmão cometer um pecado, vá mostrar-lhe o seu erro, somente você e ele. Se ele o escutar, você ganhou o seu irmão. Mas se não o escutar, leve com você mais um ou dois, para que com base no depoimento de duas ou três testemunhas toda a questão seja estabelecida.” (Mateus 18:15 – Tradução do Novo Mundo)

 O Número 4 no Apocalipse e na Bíblia

O número quatro (4) pode significar universalidade; quadrado perfeito na formação divina; formação ou quadrangulação do mal.  (Apocalipse 4: 6, 7  e  7: 1, 2)

“…Em volta do trono, em cada um dos seus lados, estavam quatro seres viventes, cobertos de olhos em redor de si e por dentro de si.” (Apocalipse 4: 6)

______________________________________________________________________________________________

“Depois disso vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos, para impedir que qualquer vento soprasse na terra, no mar ou em qualquer árvore.” (Apocalipse 7: 1)  

“…Solte os quatro demônios poderosos que estavam amarrados junto ao grande rio Eufrates.”  (Cópia deturpada, anômala dos quatro seres viventes que estão posicionados nos quatro lados do trono de Deus.) (Apocalipse 9: 4) 

O Número 6 no Apocalipse e na Bíblia

O número seis (6) representa imperfeição, deficiência, algo anormal, anômalo, deturpado, monstruoso e gigantesco referente à terra, coisa de homem. 

” Um monstro (besta ou fera) que subia do mar da humanidade… com dez chifres e sete cabeças…E ao monstro o dragão deu o seu poder, o seu trono e grande autoridade.” (Apocalipse 13: 1- 4) “Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da monstro, pois é número de homem. Seu número é seiscentos e sessenta e seis… (666)” (Apocalipse 13: 18)

“…Em Gate…Havia um homem de tamanho absurdo, descomunal (cerca de três metros de altura), violento,com seis dedos em cada mão e seis dedos em cada pé, vinte e quatro ao todo, e ele era também descendente dos refains. Ele desafiava e escarnecia de Israel;” (2 Samuel 21: 20, 21a e 1 Crônicas 20: 6 NTLH e Bíblia de Jerusalém).

” Nabucodonosor, o rei, fez uma imagem de ouro, cuja altura era de sessenta côvados e cuja largura era de seis côvados.” (Daniel 3:1)

O Número 7 na Bíblia e no Apocalipse

O número sete (7) significa  inteireza de arranjo espiritual. Totalidade. Tanto do Altíssimo, como do opositor de Deus. Tanto do bem, quanto do mal; (Apocalipse 1: 4; 2: 1).

“Então vi na mão direita daquele que está assentado no trono um livro em forma de rolo, escrito de ambos os lados e selado com sete selos.” (Apocalipse 5: 1)

“Esta é a mensagem daquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas… e os sete candelabros.” (Apocalipse 2: 1, Apocalipse 3:1)

______________________________________________________________________________________________

“E apareceu outro sinal no céu: era um enorme dragão cor de fogo com sete cabeças e dez chifres, e em cada cabeça uma coroa; (sete coroas)  (Apocalipse 12: 3)

“… Depois, esse espírito imundo sai e vai buscar outros sete espíritos piores ainda, e todos ficam morando ali. Assim a situação daquela pessoa fica muito pior do que antes.” (Lucas 11: 24 – 26)

O Número 10 na Bíblia e no Apocalipse

O número dez (10) significa totalidade, no sentido físico, referente às coisas na terra;  (Apocalipse 2: 10, –  12: 3, – 13: 1, – 17: 3, – 12: 16).

“Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. O Diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.” (Apocalipse 2: 10)

“Moisés ficou ali com Deus… e escreveu nas placas de pedra as palavras da aliança, isto é, os Dez Mandamentos.” (Êxodo 34: 28)

“Naqueles dias, dez pessoas das nações irão agarrar as vestes de um judeu dizendo: “nós queremos seguir a sua religião, pois vemos que Deus está com vocês.” “(Zacarias 8: 23)

O Número 12 na Bíblia e no Apocalipse

O número doze (12) significa a organização celestial perfeita preparada, criada  por  Deus  para Nosso Senhor Jesus Cristo.  A Nova Jerusalém, filha da Jerusalém de Cima.

O Domínio do Cristo se estenderá sobre  toda a terra, encobrindo-a plenamente, e religará todas as coisas nos céus e na terra;

” Venha, veja: … a Noiva, a Esposa do Cordeiro…  a Cidade Santa…… a Nova Jerusalém descendo do céu da parte de Deus… a cidade era cercada por uma muralha grande e alta com doze portões guardados por doze anjos. Nos portões estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel…”

“A muralha da cidade tinha doze pedras de alicerce, e sobre elas estavam escritos os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.” (Apocalipse 21: 9 – 14).

O Número 24 na Bíblia e no Apocalipse

O número vinte e quatro (24) representa a organização celestial que pertence ao Deus Altíssimo, completa, dobrada, grandiosa, abundante e que ultrapassa a excelência; (Apocalipse 4: 4).

Eis O Trono de Deus… Ao redor do qual estavam outros vinte e quatro tronos, e assentados neles havia vinte e quatro anciãos. Eles estavam vestidos de branco e na cabeça tinham coroas de ouro.  (Apocalipse 4: 4).”  

Outros Números Simbólicos da Bíblia

Número 40

O número quarenta pode representar um período de intensa provação espiritual (reflexão profunda na Palavra) dos servos de Deus levantados como profetas e libertadores do povo de Deus: Moisés, que prefigurava, tipificava, apontava para Jesus, o Profeta Maior.

Pode ainda significar um tempo de punição, repreensão de Deus.

  Os principias números simbólicos do Apocalipse são os descritos acima. Os demais números devem ser entendidos de forma literal.

“Vi o Cordeiro… Com ele estavam cento e quarenta e quatro mil pessoas que tinham o nome dele e o nome do Pai dele escritos em suas testas… eles eram os únicos que tinham sido comprados da terra por Deus…” (Apocalipse 14:1- 5)

“Depois disso eu, João, vi, uma grande multidão, que nenhum homem era capaz de contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do Trono e diante do Cordeiro, vestidos de compridas vestes brancas, e havia folhas de palmeiras em suas mãos. Clamavam em voz alta:”

“Devemos a salvação ao Nosso Deus que está assentado no Trono, e ao Cordeiro.” (Apocalipse 7: 9 – 10)

Amém!

Vem, Senhor Jesus!

  1. Estudo Bíblico: 07 orientações práticas para aprender sobre Deus rapidamente
  2. Como orar a Deus em espírito e verdade
CADASTRE-SE GRATUITAMENTE PARA RECEBER VÍDEOS SOBRE A BÍBLIA