A ORAÇÃO EM ESPÍRITO E VERDADE

Oração – Dádiva Maior

A oração é a maior dádiva de Deus para as nossas vidas.

É um canal aberto de comunicação com Ele por tempo integral, e que em nenhum momento fica impedido ou cortado.

É uma linha de ligação individual que temos com Ele e que ninguém pode interferir, grampear ou desligar.

Por isso, quando oramos devemos sempre colocar o nosso coração em toda a verdade diante de Deus.

Muitas vezes nem sabemos como começar uma oração. Nos sentimos vazios.

O que fazer então nesta hora?

Respirar fundo e clamar por Deus! Pedir ajuda!

O Espírito de Deus Intercede por Nós!

“Assim também o Espírito Santo de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza diária e em nossas orações. Pois muitas vezes não sabemos como e nem pelo quê devemos orar, mas o Espírito Santo de Deus ora por nós, com sentimentos tão profundos, até mesmo com gemidos, de uma maneira que não pode ser expresso em palavras.”

“E o Pai, que conhece todos os corações intimamente, sabe o que o Espírito está dizendo.” (Romanos 8: 26 – Tradução Adaptada de O Novo Testamento Vivo – O Mais Importante é o Amor)

Assim como está escrito, muitas vezes, na nossa angústia, na nossa dor, não sabemos nem mesmo sobre o que orar.

Não raro, de repente, do nada,  sentimos um aperto no peito tão grande que é difícil identificar até mesmo o motivo da aflição; e apesar de tentarmos entender, não conseguimos saber o porquê da agonia.

Quem não já passou por uma situação semelhante a esta?

Então,  fica impraticável conseguirmos concretizar na nossa mente sobre o que pedir ou falar. Forma-se um obstáculo entre a nossa mente e o nosso espírito. A dor é espiritual, no mais profundo do nosso ser.

É nessa hora que o Espírito Santo de Deus se junta ao nosso espírito e intercede em nosso favor, pois pode conhecer o mais profundo do nosso coração.

O Espírito Santo de Deus penetra dentro de nós mesmos onde nem mesmo nós podemos imaginar que se possa chegar. Pode  adentrar e esquadrinhar o mais inacessível do nosso ser, lugares desconhecidos por nós mesmos. (1 Samuel 16: 7)

Oração coerente e verdadeira

Todavia, é necessário ficarmos atentos às nossas orações diárias e sobre o que em verdade estamos pedindo, pois nossos pedidos devem ser sempre coerentes com a Palavra de Deus.

Por exemplo, quem tem o vício de fumar. Não se pode pedir a Deus em oração para deixar de fumar, mas continuar comprando cigarros;

Ou quem tem o vício da bebida. É incoerente pedir a Deus para livrá-lo do vício da bebida, mas continuar comprando bebidas ou continuar frequentando lugares onde a bebida é amplamente consumida;

Ou ainda quem tem o vício do uso de drogas. Orar pedino a Deus para abandoná-las, mas continuar adquirindo-as ou convivendo com pessoas que as consomem;

Também as pessoas que usam de práticas imorais. Não há coerência em pedir a Deus para abandoná-las, mas continuar buscando formas de contato com elas através de pessoas que as praticam, lugares  onde são cometidas ou  ainda por meio dos canais da mídia.

As atitudes verdadeiras

Para  mudarmos o proceder que sabemos que é impróprio e errôneo, e pelos quais oramos pedindo a Deus  ajuda para abandoná-los, é vital que tomemos atitudes verdadeiras em concordância com as nossas petições.

Outra coisa incoerente é pedirmos a Deus em oração que nos livre de uma dívida, ao invés de pedirmos a Ele que nos ajude a pagá-la.

E, logicamente, entrarmos em ação coerente com o pedido começando a procurar um modo de saldá-la.

Um outro grave erro difundido pelas religiões é o de que devemos pedir dinheiro, riquezas materiais e coisas desse tipo nas nossas orações. É um equívoco e uma incoerência.

Jesus disse que ficamos ansiosos por muitas coisas, e que buscamos muitas outras coisas além do Reino de Deus, pois o Pai sabe do que necessitamos muito antes de nós mesmos.

E por buscarmos muitas outras coisas, sem nenhuma dúvida, nos afastamos de Deus.

Deus Vê as Nossas Intenções

Está escrito: ” Se você acha que tudo o que faz é certo, lembre-se de que Deus julga as  verdadeiras intenções dos nossos corações.” (Provérbios 21: 2)

Por isso, é necessário que desprendamos esforços reais,  que lutemos corajosamente para não praticar aquilo que nos faz tropeçar.

Jesus fez uma ilustração nesse sentido utilizando uma hipérbole, um aumento, dizendo:

“Portanto, se o seu olho – o olho que você enxerga melhor – faz com que você tropece, arranque-o e jogue-o fora. Pois é melhor perder uma parte do seu corpo do que o corpo inteiro ser lançado no inferno.”

“Se a sua mão – a mão que você mais usa – faz com  que você peque, corte-a e jogue-a fora. Pois é melhor perder uma parte do seu corpo do que ter o corpo inteiro jogado no inferno. “

Nosso Senhor Jesus Cristo usou nesta ilustração de intensificação, de exagero mesmo para nos mostrar o quanto devemos lutar para vencermos aquilo que nos faz errar, tropeçar, cair.

E acreditem, se a nossa intenção é a de realmente fazer a vontade de Deus, de vencer algum impedimento, Ele mesmo envia imediatamente o Seu Espírito Ajudador para nos auxiliar na luta.

 A  ORAÇÃO  PESSOAL

Jesus nos ensinou praticamente tudo sobre a oração. Ensinou que a oração é algo muito pessoal e íntimo. Entre cada um de nós e  Deus.

Nossas orações pessoais devem ser em particular. Nesta hora, devemos empreender esforço real naquilo que estamos solicitando. Devemos empreender espírito com toda a força.

A oração nunca deve ser leviana.

Aliás, meus amigos, não só a oração, nada na nossa vida deve ser feito de maneira leviana, inconsequente.

Quanto mais a oração!!!

Sim, porque nessa hora solicitamos a atenção especial de Deus. Assim como está escrito, nós devemos viver pelo espírito, e muito especificamente orar em espírito.

A oração feita de coração deve ser parte inseparável das nossas vidas. Devemos  manter uma ligação inabalável e ininterrupta com Deus.

No Getsêmani, Jesus desprendeu tanto espírito enquanto orava, arrancou de suas entranhas tanta força espiritual, que seu suor saiu em gotas de sangue!!!!

Jesus nos ensina a orar

E foi Ele mesmo que nos ensinou sobre a nossa oração particular, dizendo:

E agora a respeito da oração.

Quando orarem, não sejam como os fingidos, que oram publicamente nas esquinas das ruas e nas igrejas, para todo mundo ver. Verdadeiramente, essa é toda a recompensa que eles terão.

Mas vocês, quando orarem, retirem-se para os seus quartos, completamente a sós, fechem a porta atrás de vocês, e orem ao Pai secretamente; e o seu Pai, que olha em secreto e conhece os seus segredos recompensará vocês. (Mateus 6: 5 – 13)

Retirar-se para o quarto significa, de maneira mais abrangente, entrar para dentro de si mesmo, pois muitas vezes a Bíblia se refere ao nosso corpo como a nossa casa.

Assim sendo, quando nos retiramos para o nosso quarto, entramos para o mais recôndito dos nossos corações.

Portanto, em qualquer situação ou em qualquer lugar em que estivermos, podemos nos retirar para dentro de nós mesmos, para o “nosso quarto”, e orar em espírito.

No texto grifado acima  e registrado no livro de Mateus, capítulo 06, a partir do versículo 05 encontramos, de maneira muito clara e precisa, todas as  orientações de Jesus sobre as nossas orações pessoais.

E, neste mesmo capítulo 06 de Mateus, a partir do  versículo  09 até o 13 está registrada a oração universal  conhecida como “Oração do Pai Nosso”.

A  ORAÇÃO EM GRUPO

“Mantenham-se despertos, e com toda forma de oração e súplica, em todas as ocasiões, orem em espírito. (Efésios 6: 18).

Quando um grupo está reunido, sempre existe alguém que o orienta, ou dirige.

Sendo assim, quando alguém ora em nome de um grupo, a oração deve ser sempre pertinente às necessidades de todo o grupo.

Não deve ser uma oração longa, mas objetiva, sincera e com todo o espírito. Assim nos ensinou Nosso Senhor. (Mateus 23:14 e Marcos 12:40)

Quando alguém orar pelo grupo,  deve lembrar-se de que ele é o representante do grupo perante Deus.

É o encarregado, o responsável de levar os agradecimentos e as petições concernentes ao grupo a Deus.

Por isso, o restante do grupo deve ficar respeitosamente em silêncio enquanto ele ora. Não há nenhuma necessidade de concordar com o orador em voz alta. Deus vê o nosso coração.

Deus é Espírito, e Jesus afirmou que devemos  adorá-Lo em espírito e em verdade, e mais ainda, orar em espírito . (João 4: 24  e Efésios 6: 18)

Pontos Importantes da Oração em Grupo

 Portanto, é interessante recordarmos alguns pontos  importantes da oração em grupo:

  1. A oração é o momento em que nos dirigimos a Deus, a Pessoa mais importante que existe nos céus e na terra; É o momento mais sagrado e que deve ser reverenciado. É o momento em que devemos ser especialmente respeitosos, concentrados e introspectivos (voltados para o nosso interior);

2) Na oração em grupo não devemos interferir na linha do raciocínio espiritual daquele que está fazendo a oração; Devemos demonstrar respeito por ele e ficar em silêncio;

3) Jamais devemos nos esquecer de que estamos diante de Deus, desse modo, todas as coisas devem ser ordeiras, comedidas, respeitosas e sérias. (1 Coríntios 14: 40).

Destaques de Uma Oração em Grupo

Destacamos agora alguns pontos pertinentes a uma oração em grupo:

  • O primeiro passo, e que é de conhecimento de todos, é  sempre nos dirigirmos ao Pai, como Jesus ensinou, santificando o Seu Nome;
  • Em seguida, devemos pedir o Seu Governo, Seu Reino ou o Seu Domínio sobre a terra, para que a vontade Dele se realize sobre nós e entre nós;
  • Devemos então agradecer sempre a presença de todos que estão ali reunidos;
  • Em seguida, pedimos provisão dos alimentos para a vida de todos, tanto o alimento espiritual quanto o alimento físico;
  • Depois devemos pedir para que todos tenham um entendimento claro da Sua Palavra e da Sua vontade;
  • Devemos pedir sempre forças para continuar caminhando e crescendo na fé;
  • Devemos pedir perdão pelos pecados cometidos, assim como um coração pronto para perdoar os pecados que são cometidos contra nós, e  de acordo com a nossa petição que Ele abençoe os nossos inimigos;
  • Devemos afirmar a nossa confiança na Sua misericórdia;
  • Devemos ainda pedir uma bênção especial para os que estão enfermos, ou aprisionados, seja qual for a espécie de prisão, dando-lhes uma porção de forças extra, assim como coragem para vencerem as enfermidades e as cadeias;
  • Pedimos também a Sua proteção para todos contra as tentações e os males e os perigos;
  • Devemos agradecer de todo o coração a dádiva da vida, e principalmente, a bênção maior de nossas vidas que é a de podermos conhecê-Lo e podermos nos achegar a Ele, por meio do Seu Filho.

A Gratidão 

Agradecer sempre é uma obrigação, logo no início da oração, e também no final dela, pois não sabemos, não temos mesmo o conhecimento  da maior parte do bem e da proteção que recebemos da parte de Deus em nossas vidas, todo o tempo. (Salmo 95: 1 e 2)

Uma coisa é certa, Deus é ouvinte das nossas orações sinceras.

“Estejam sempre alegres, orem sem cessar e sejam agradecidos a Deus por todas as coisas e em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus.

Não atrapalhem ou impeçam a ação do Espírito Santo. Não desprezem as profecias. Examinem tudo, fiquem com o que é bom e evitem todo tipo de mal…

Irmãos, lembrem-se de nós nas suas orações. (1 Tessalonicenses 5: 16-25)

COMO FALAR COM DEUS POR GRUPO

O representante do grupo pode falar com Deus, da seguinte forma, e sempre de acordo com os ensinamentos do Mestre Amado:

Pai Nosso que estás nos céus! Santificado seja o Teu Grandioso Nome, oh, Deus!

Venha o Teu Reino sobre nós, e seja feita a Tua vontade sobre toda a terra assim como é feita nos céus!

Neste momento nós chegamos diante de Ti para Te glorificar, Te bendizer e Te agradecer, pois sabemos que os Teus ouvidos estão atentos às nossas orações;

Queremos agradecer as nossas vidas e tudo o que nos tens dado junto com ela. Especialmente a honra de Te conhecer, a Ti só, Único Deus verdadeiro e Aquele que Tu enviastes,  Jesus Cristo, Nosso Senhor!

E por isto nós Te pedimos, oh Deus, que nos envolvas com o Teu Santo Espírito, para que possamos entender cada dia mais a Tua vontade.

Cuida, oh, Pai, de todos nós, dando-nos sempre um espírito de humildade, reconhecendo que à parte de Ti, nada somos e nada podemos.

Senhor Deus, nós confiamos no Teu amor e na Tua misericórdia, por isso nós Te pedimos perdão, e Te pedimos um coração puro que também perdoe amplamente.

Te pedimos que nos abençoes, oh Deus, que abençoes os que amamos, e que estendas as Tuas bênçãos também aos nossos inimigos;

Te pedimos também, Pai Amado, uma bênção especial para os que estão enfermos, não importa qual seja a enfermidade, e para os que estão aprisionados, sejam quais forem as suas cadeias;

Dai-lhes forças e coragem extras para suportarem e vencerem suas dores e suas prisões.

Não nos deixes cair em tentação. Os laços são muitos. Livra-nos, Deus Amado, de todos eles.

E protege-nos de todos os males e de todos os perigos.

Tudo o que Te agradecemos e Te pedimos neste momento, Pai,  o fazemos no Nome do Teu Filho Amado, Nosso Rei, Senhor e Salvador, Jesus Cristo,

E em Tuas Mãos colocamos as nossas vidas, neste agora e para sempre,

AMÉM!

LEMBREMO-NOS SEMPRE  DE QUE O REAL VALOR DAS NOSSAS ORAÇÕES ESTÁ EM DEPOSITARMOS TOTALMENTE O NOSSO CORAÇÃO DIANTE DE DEUS.

COM TODO O ESPÍRITO E EM VERDADE.

Leia alguns artigos interessantes (clique para saber mais)

  1. Estudo Bíblico: 07 orientações práticas para desenvolver um estudo bíblico;
  2. O significado bíblico dos números do apocalipse;

CADASTRE-SE GRATUITAMENTE PARA RECEBER VÍDEOS SOBRE A BÍBLIA